sexta-feira, 28 de setembro de 2012

CFES SUL - SEMINÁRIO DE FINALIZAÇÃO


Estamos a caminho de um novo CFES, antes nosso público alvo era: GP, EA e EES, o objetivo era a formação de formadores, etapa esta finalizada nos dias 24/25 de Setembro de 2012. Agora o objetivo do  projeto é a implantação de uma Rede Nacional de Centros de Formação e apoio a Assessoria Técnica em Economia Solidária – Rede CFES.
Público beneficiário: do plano Brasil sem Miséria, agentes de desenvolvimento, para assessoria técnica, EJA, Pronatec, Mulheres Mil, servidores e agentes públicos e gestores que atuam diretamente na promoção de políticas públicas de combate a pobreza.......
Durante o Encontro em POA, os coletivos presentes (PR/SC/RS), após vários diálogos e reflexões concordamos em que a CAMP, seja a proponente do projeto e, as demais entidades vem como parceiras por Estado. No caso da Cáritas ela está presente nos três Estados.
Concordo com o Beto quando ele coloca sobre o envolvimento de todas as Cáritas arq/dioceses, tem que se envolverem sim, é um grande projeto com muito trabalho para todos nós.
Agora precisamos pensar em uma estratégia de envolvimento dos demais.
Sugiro em 1°lugar que todos se apoderem do Edital, façam um grupo de estudo, o Ézio é um grande parceiro, bem como o Sabino, eu ainda tenho algumas dificuldades de entendimento em alguns pontos, o que ficou claro é que as atividades será constituída em 04 núcleos:

1.formação;
2.apoio e assessoria técnica em finanças solidárias;
3.em comercialização e comércio justo e solidário;
4.Redes de cooperação solidária.

Onde nós Cáritas atuamos com mais propriedade.
Outro ponto importante e que já está acontecendo é o mapeamento dos formadores dos coletivos(PR/SC/RGS), quem passou por alguma etapa do CFES, seja nos encontros regionais, cursos estadual, oficinas, ou vivenciaram experiências nos fóruns de Ecosol, participaram de reflexões locais, deve fazer seu cadastro, expedido pelo FBES, presente no site
Penso que é um passo importante, vou munir vcs dos últimos documentos produzidos pelo CFES.
Sinceramente vejo neste momento uma grande oportunidade para o Regional fortalecer sua caminhada, o que irá demandar muito esforço e dedicação de todos. Conhecemos bem nossas fragilidades, superá-las deve ser neste momento mais um grande desafio, e que nós CAC, estamos dispostos a encarar.
Encaminho alguns anexos são relatórios, espero contribuir.
Abraço
Rosangela        

    

Nenhum comentário:

Postar um comentário