quarta-feira, 26 de setembro de 2012

SEMINÁRIO DE FINALIZAÇÃO DO PROJETO CFES SUL

24 E 25 DE Setembro de 2012 – Porto Alegre

            Aconteceu em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de Setembro o Seminário de finalização do Projeto CFES, que reuniu os Educadores e Educadoras dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
            Neste dois dias os 3 Coletivos Estaduais estiveram debruçados sobre a avaliação do Projeto CFES que no Sul teve início em 2012, ao contrário dos outros estados brasileiros que iniciaram em 2009.
            Além da avaliação também foram apresentados os vídeos da sistematização dos estados e debatidos também o novo edital e o envolvimento dos coletivos estaduais na construção do novo projeto que terá algumas vertentes diferentes do que acabamos de finalizar, como por exemplo o público alvo que passa a ser aquele priorizado nas políticas públicas do governo federal, no Programa Brasil sem miséria.
            Levantar ações para o novo projeto foi um trabalho realizado pelos participantes, ou seja, ações que não foram possíveis contemplar no primeiro projeto, que seja pensado no segundo, de forma que possamos desenvolver esta segunda fase com maio eficiência.
            O Coletivo do Estado do Paraná que participaou com 8 Educadoras e Educadores, representando suas entidades e o Forum Estadual, apresentou algumas opções interessantes, como a criação do comitê metodológico no estado, recursos de translado para educadores e educadoras, um articulador(a) nas micro regiões, dentre outras.
            A avaliação final foi positiva, cada Educador Educadora pode se posicionar e dizer de sua vivencia nestes 3 anos de Projeto CFES na região Sul. O clima de foi festejar e poder trabalhar muito para a construção do novo projeto.
            No decorrer do Projeto nos foi solicitado que indicasse entidades que pudessem fazer a discussão da construção no novo projeto, como tínhamos a disponibilidade da companheira Rosangela da Caritas e a Keiko de Curitiba, ficaram como referencia para as discussões, o que não impossibilita que todos do Paraná possam dar suas contribuições. A idéia é termos o modelo do projeto anterior, um conjunto de entidades que possam estar participando das discussões e sejam entidades apoiadoras.
            Próxima sexta-feira haverá nova reunião para continuar os trabalhos de construção do projeto e na próxima semana já começam os trabalhos de inclusão dos dados no Siconv.
Apresentação das propostas do Coletivo Paraná para o CFES 2

Nenhum comentário:

Postar um comentário